O QUE É BRANDING?

O que é Branding?

O branding não é uma forma de marketing digital como muitos pensam, branding é uma forma de gestão, uma sequencia de ações e estratégias onde,  todas as ações  que você realiza tem como objetivo influenciar a percepção das pessoas sobre sua marca, para que elas escolham o seu produto ou serviço repetidamente. Basicamente é a maneira como sua marca entra e  vive no coração e na mente de seu cliente.

Por mais que possa parecer uma ideia simples de entender, branding é uma forma de gestão sempre muito debatida, que não é fácil de definir. Por quê? Porque, como mencionamos acima, o branding é coração e mente, é emoção, é muito subjetivo e não é algo que necessariamente possa ser 100% medido ou quantificado.

Para chegar a um conceito palpável de branding, vamos voltar um passo e entender o que é uma marca. Para citar o autor e empresário Seth Godin, “a marca é o conjunto de expectativas, memórias, histórias e relacionamentos que, em conjunto, respondem pela decisão do consumidor de escolher um produto ou serviço em detrimento de outro”. Ou seja, o significado de branding é tudo o que você faz para influenciar ativamente a decisão de escolha.

Pense nisso, quando os consumidores precisarem fazer uma escolha, como eles tomarão suas decisões? Seja o que for que os motive, a marca é o que molda a percepção de sua empresa nas  mentes do seu público-alvo,  é o detalhe muitas vezes impersepitivel e sutil, que converte novos clientes em compradores fiéis.

Qual a importância do branding?

O mercado do marketing já está bastante saturado, existe  muito barulho e pouco resultado. No mundo acelerado ao qual vivemos hoje,  uma empresa tem apenas cerca de 7 segundos para causar uma boa impressão, então sua marca precisa ser forte, bem delineada e posicionada de maneira clara e objetiva desde o início. Um branding eficaz é justamente a engrenagem que pode fazer sua empresa se destacar e chamar a atenção dos clientes em potencial. Quando bem feito, o branding consegue influenciar, inspirar e gerar mudanças gigantescas, criando assim, marcas mundialmente conhecidas.

Observe algumas das maiores e mais bem estabelecidas marcas por aí, como Coca-Cola,  Google, Apple, Nike, Havaianas entre tanta outras,  não é por acaso ou sorte que elas são bem-sucedidas. Essas empresas entendem a importância do branding, e com isso, trabalha toda a gestão de mercado baseado nesse posicionamento, tratando todos os aspectos de seus negócios e estratégia de marketing com a mesma linguagem. Além disso, mesmo possuindo posições quase que inabaláveis no mercado, essas marcas continuam a aprender e crescer através de seus esforços de branding para manter a fidelidade do cliente.

Vamos nos aprofundar um pouco mais para entender a importância do branding e o impacto que ele tem em seus negócios.

O que separa uma marca do sucesso e da falência?

Personalidade e Posicionamento, seja diferente.

Não importa o seu nicho de mercado, sempre terá concorrentes dispostos a fazer qualquer coisa para ocupar o seu espaço. Esteja você abrindo uma padaria, vendendo carros ou produtos de higiene e perfumes, ou mesmo se tornando um  profissional de marketing digital, cuidando de redes sociais, o branding permite que você se diferencie de seus concorrentes, destacando e distinguindo o que você tem a oferecer e porque seu produto/serviço é a melhor escolha, trazendo posicionamento e credibilidade.

Faça sempre o melhor que está ao seu alcance.

Não basta ter uma marca relevante, você tem que parecer ser relevante, você sabe como sua empresa trabalha, e sabe de suas qualidades, mas seus clientes sabem?  sua empresa é percebida, como as pessoas olham para seu produto, tanto em sua posição no mercado, quanto na mente dos consumidores sua imagem e seus pontos fortes devem ser bem percebidos.  Idealmente, você deseja que os clientes tenham uma impressão positiva de sua marca através do serviço ou produto que você oferece. Uma marca relevante acaba por incentivar seu público-alvo a selecionar sua marca explicitamente, seus clientes devem ser sempre sua maior propaganda, mesmo se houver opções mais baratas ou diversas alternativas disponíveis.

Respeite seus clientes e não minta, nunca prometa o que não pode entregar.

A relação de confiança entre cliente e marca é muito, sempre que existe um mal relacionamento de negócios, acaba atingindo todo o setor, exemplo claro é o bitcoin, muita gente deixa de investir por conhecer empresas que usaram a moeda para realizar esquemas ponzi. Segundo uma  pesquisa “2021 Global Marketing Trends – Find your focus” realizada pela Deloitte, sete tendências de marketing e negócios foram listadas como essenciais aos olhos dos consumidores, são elas: propósito, agilidade, experiência, confiança, participação, criação de parcerias e desenvolvimento de talentos e posições profissionais. Sim, dentre todos esses importantes pilares da conduta empresarial, a confiança está ali como base.

Quando sua  marca se torna  forte e transparente, não apenas se apresentando como  profissional e polida, mas também evocando confiança pela honestidade e autenticidade, a relação cliente/empresa gera conexões eternas. Além disso, detalhar os valores da sua marca com antecedência e manter as promessas que fez, é o que incentiva os clientes atuais e novos a acreditarem, confiarem e indicarem sua empresa.

Qual a impressão digital de sua empresa?

Assim como cada pessoa tem uma digital única, a sua marca também. Imagine que você está indo encontrar um novo cliente no shopping da cidade, e precisa encontra-lo naquela praça de alimentação lotada, você vai precisar saber detalhes de como ele é, e também passar algumas informações de como estará. Como você pode identifica-lo ou se fazer indentificar? Tente pensar na sua marca como uma pessoa em vez de uma mercadoria ou um objeto. Conhecida formalmente como “antropomorfismo de marca”, essa ideia desafia você a visualizar sua marca como um ser humano para definir melhor como ela age, fala, se veste, se comunica ou impacta o mundo, por isso trabalhamos a marca através de uma boa análise comportamental.

Sua equipe deve amar trabalhar para sua marca.

Funcionários engajados que defendem a empresa onde estão e se orgulham de seu trabalho não são apenas bons para os negócios, mas também desempenham um papel fundamental no funcionamento interno e na formação da percepção pública de sua marca. Isso tem implicações positivas em todas as áreas. Pode influenciar as maneiras como os clientes identificam sua marca, e também pode incentivar funcionários em potencial a procurar sua empresa. Uma empresa com uma boa marca deve fazer com que os trabalhadores tenham um sentimento de pertencimento, satisfação geral e orgulho. Isso os incentivará a promover a marca de forma autêntica em todos os tipos de canais e plataformas.

Valorize sua marca.

Quer você seja um pequeno empresário iniciando no empreendedorismo ou uma grande corporação já estabelecida, o branding desempenha um papel importante na validação de seu valor financeiro e na construção da relevância da sua marca. Ou seja, o crescimento da sua empresa depende de um branding estrategicamente estudado,  na hora de atrair novos clientes, gerar leads e negócios ou entrar em novos mercados. Ainda mais, no que diz respeito à expansão do seu empreendimento, um negócio que possui uma marca estabelecida, reconhecida e respeitada é um investimento mais atraente para potenciais investidores.

Elementos essenciais da marca

O branding é um processo estratégico e detalhado e requer muita  criatividade e consistência. Como há muitos elementos de branding a serem considerados, é aconselhável criar um guia de identidade visual e estilo forte e coerente que servirá como um manual ou catálogo para acompanhar os elementos visuais e não visuais.

Nos elementos visuais, os principais são: site, logo, nome, cartões, tipografia e slogan, já os principais não visuais são: MVV bem definidos e declarados, identidade, historia, voz da marca e expansão. Todos esses elementos falarei com mais detalhe no próximo artigo.

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